Você descuidou e seu celular caiu na água? Não se desespere! Tem chance de essa história ter um final feliz. Confira o passo a passo do que fazer para seu aparelho voltar à vida.

1. Desligue o celular assim que tirá-lo da água

Sabemos que a ansiedade para saber se está tudo certo depois que o celular caiu na água torna este passo o mais difícil de todos, mas desligá-lo imediatamente é essencial.

Atenção: Se o celular caiu na água enquanto estava recarregando, não encoste no aparelho nem no carregador, pois existe o risco de choque. Desligue a eletricidade da casa e só depois tire o celular da tomada e da água.

2. Desmonte o smartphone

Desmonte e abra tudo o que você conseguir. Tire a capinha, chip, cartão de memória, bateria e o que mais for possível para ajudar a secá-lo melhor.

Importante: Caso o celular tenha caído em água salgada, você deverá lavá-lo com água doce antes de seguir para as próximas etapas, pois o sal é ainda mais prejudicial que a água.

3. Seque todas as peças

Com um papel-toalha ou um tecido macio que não solte fiapos, seque o celular e todos os seus componentes. Nas áreas difíceis de serem alcançadas, envolva um pedaço do papel ou do pano em um cotonete e seque com movimentos suaves.

Tenha muito cuidado para não estragar os componentes mais delicados. Cuidado, também, para não espalhar água em partes que não haviam sido atingidas e para não obstruir nenhuma cavidade com pedaços de papel molhado.

Importante: Jamais utilize secador de cabelos ou qualquer outro aparelho que aqueça seu celular. Isso pode estragá-lo de vez.

4. Cubra o celular com materiais que absorvam umidade

Depois de secar todas as partes possíveis, chegou o momento de envolver seu celular com algum material dessecante para absorver o resto da umidade. A opção mais fácil é arroz cru.

Despeje numa tigela uma quantidade de arroz que cubra totalmente o seu smartphone. Em seguida, coloque seu celular, tampe a tigela e deixe-o ali por 48 horas. Mude a posição a cada 12 horas para ajudar no processo.

5. Chegou o momento mais esperado: a hora de ligar

Após se certificar de que não há mais indícios de umidade, monte o celular novamente e ligue-o. Não se preocupe caso ele não ligue, pois pode ser que a bateria tenha descarregado. Coloque o celular para recarregar e tente novamente. É fundamental ter a certeza de que ele secou completamente para evitar riscos de choques e curto-circuitos.

E aí, conseguiu salvar seu celular depois que ele caiu na água?

Na próxima, tenha um plano de seguro para celular para não precisar mais passar por esse sufoco. Um plano de proteção do Clubfix é uma excelente opção!
Existem muitas opções de seguro para celular que cobrem danos como tela quebrada, problemas no microfone ou na entrada de carregador, entre outros. Mas o Clubfix é uma das únicas empresas que oferecem cobertura para danos sofridos depois que seu celular caiu na água.